Cidades

400 mil adultos ainda não vacinaram contra Covid em MT

Jessica Bachega

Gazeta Digital

A vacinação infantil contra covid-19 vai ficar só para o ano que vem em Mato Grosso. A confirmação foi feita pelo secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, na manhã desta sexta-feira (17). Ele também destacou que muitos adultos ainda não vacinaram e a situação é preocupante. A imunização só será considerada completa quando atingir 90% da população, conforme o secretário, apesar da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ter liberado a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos com doses da Pfizer, Mato Grosso ainda não recebeu imunizante para aplicação.

“Portanto, nenhum município está autorizado começar as estratégias de vacinação das crianças de 5 a 11 anos”, alertou o secretário.

Figueiredo afirma que o Ministério da Saúde ainda não adquiriu a vacina para o público e não há previsão para distribuição. Dessa forma, a imunização infantil deve ocorrer só ano que vem.

Ele ainda explica que após definição de distribuição será determinado o protocolo de vacinação, pois há posologia diferente para imunização das crianças, com dose menor do produto.

Figueiredo destaca que a imunização das crianças é de muito importante, visto que apesar de a maioria não ter sintomas graves, elas transmitem o vírus da covid-19. Destaca que a vacina deve entrar para o calendário de vacinas obrigatórias para as crianças, assim como ocorre com outros imunizantes.

Vacinação adulta

O secretário destacou que 400 mil mato-grossenses não tomaram a primeira dose e 900 mil não voltaram para a dose de reforço. “Isso é preocupante, pois para garantir um patamar de segurança é preciso que 90% da população esteja vacinada. Tem município com cobertura vacinal de apenas 21%, abaixo da média estadual, que é de 50%”, explica o secretário.

Vacinação em Cuiabá

A vacinação na capital não demanda mais agendamento.

A população pode se vacinar contra o coronavírus de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 16h30 nos seguintes locais: UBS Jardim União/Jardim Florianópolis, UBS Três Barras, UBS 1º de Março / João Bosco Pinheiro, Centro de Saúde CPA III, na região Norte; UBS Pedra 90 V , UBS Jockey Clube, UBS Santa Terezinha I e II , UBS Jardim Industriário I e II, UBS São João Del Rey / Novo Millenium, na região Sul; UBS Terra Nova, UBS Pedregal, UBS Dr. Fábio e Centro de Saúde Dom Aquino, na região Leste e UBS Novo Colorado, UBS Santa Amália, UBS Novo Terceiro e UBS Despraiado I e II, na região Oeste. Além dessas unidades, a vacina está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h no Centro de Saúde do Tijucal, Clínica da Família (CPA 1), Parque Ohara e Residencial Ilza Terezinha Picolli Pagot.

Leia Também

Menu