Cidades

Ação preventiva contra incêndios florestais monitora Serra Azul em Barra do Garças

Uma ação conjunta entre Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), Corpo de Bombeiros Militar e Prefeitura de Barra do Garças atua de forma preventiva contra incêndios florestais no Parque Estadual Serra Azul e APA Pé da Serra Azul. Uma brigada realiza o monitoramento por meio de câmeras e avistamento dos focos do Mirante do Cristo.

O Parque Estadual da Serra Azul, uma Unidade de Conservação Estadual com 11 mil hectares, vem intensificando o monitoramento preventivo devido aos incêndios florestais que acometeram o local nos últimos anos. A ação se estende para a Área de Preservação Ambiental (APA) Pé da Serra Azul, de 7 mil hectares, que faz encosta com diversos bairros e propriedades rurais da cidade.

A gerente regional do Parque, Cristiane Schnepfleitner, destaca o trabalho da brigada que atua na área é custeado pela prefeitura de Barra do Garças. Ela considera que esta união entre Estado e Município é exitosa e deve ser mantida durante todo o ano. “O Parque Estadual representa um pilar da conservação ambiental e do turismo em toda a região do Vale do Araguaia, tendo atrativos públicos incríveis. É papel de todos preservá-lo”, diz.

O planejamento estratégico operacional preventivo tem resultado em uma redução dos números de focos em relação ao ano passado. “O apoio da população está sendo fundamental para a manutenção da cidade com baixo índice de fumaça, oriunda dos focos urbanos e rurais”, aponta o Comandante da 1ª CIBM, Capitão Kunze.

O uso da tecnologia contribuí para o sucesso das ações, incluindo drones utilizados no sobrevoo de setores rurais e urbanos e câmeras com zoom que monitoram focos ainda no início. A presença humana, da Brigada de Incêndio do Projeto PrevQueimadas, formado por Termo de Cooperação Técnica, atua diretamente in loco, percorrendo os setores de risco e realizando educação ambiental junto à comunidade.

O Secretário de Meio Ambiente de Barra do Garças, Clerismar Ferreira de Oliveira, ressalta o Termo de Cooperação Técnica entre município e Corpo de Bombeiros como uma ação assertiva. “Deter a fumaça ainda no seu princípio, realizar educação ambiental nos diferentes bairros e atuar na extinção dos focos é fundamental para o presente sucesso”, avalia.


Denúncias de fogo no Serra Azul

A equipe que lidera as ações orienta a população para não atear fogo nos terrenos, folhas e lixo e denunciar os infratores, seja na encosta da Serra Azul ou em qualquer lote ou terreno da cidade.

Para denúncias ligue ou envie mensagem para os números:
66 9 9228-3663 – regiões com proximidades da Serra Azul
66 9 9612-0815 – Demais regiões da cidade.

Denúncias de incêndios

É proibida a realização de queimadas rurais em todo o estado de 1º de julho até o dia 30 de agosto deste ano, e o uso do fogo em ambiente urbano é proibido o ano todo.

Denúncia de incêndios rurais: 0800 647 7363
Incêndios urbanos: disque 193

Leia Também

Menu