Aos 11 anos, Dudu Cuiabano inicia temporada com quatro troféus nacionais de tênis

Fotógrafo: Junior Martins

Já viram vídeos de crianças asiáticas fazendo coisas espetaculares com tão pouca idade? Não é incrível? Mas não precisam mais olhar para tão longe, pois Dudu Cuiabano pode ser essa inspiração e está ao nosso lado

Livas Eduardo Damazio, o “Dudu Cuiabano”, possui apenas 11 anos de idade cronológica, mas não se engane com a aparência de criança, pois a força de vontade, a determinação, a disciplina e o quociente emocional revelam 30 anos de idade psicológica. Ele se comporta como se fosse um tenista adulto obstinado pela construção da carreira e numa busca pessoal pela performance ideal.

Dudu Cuiabano disputou dois torneios neste ano, numa categoria acima de sua idade cronológica, e alcançou quatro finais e faturou quatro troféus. Ele foi vice-campeão de simples (individual) e de duplas na 1ª Etapa do Circuito Centro-Oeste de Tênis, de 08 a 11/01, e foi vice-campeão de Simples e de Duplas na 2ª Etapa do Circuito Centro-Oeste de Tênis, de 12 a 16/01, ambos na categoria 12 anos e feitos na Associação Goiana de Tênis (AGT), em Goiânia (GO).

“Dudu veio de um berço familiar de pessoas apaixonadas por tênis. Ele cresceu escutando histórias sobre isso e lhe foi ensinado desde muito pequenininho a sempre dar o melhor naquilo que se faz. Eu acredito que o segredo do sucesso é ser disciplinado, focado e intenso e o Dudu tem isso. Eu observo que, no geral, os meninos de hoje fazem tudo de qualquer jeito. Já o Dudu não age assim. Ele faz o treino focado em melhorar”, diz o treinador e pai, Livas Tarcilio Damazio.

Na 1ª Etapa do Circuito Centro-Oeste, Dudu Cuiabano (MT) começou com vitória sobre Rama Prates (GO) por 6/1 e 6/0, depois vitória sobre Felipe Mamede (DF) por Walkover, em seguida superou João Guilherme Faggioni (GO) por 6/1 e 6/2 e perdeu a final para Frederico Cabral (DF) por 6/4 e 7/6(8/6). E, na categoria de duplas, junto com João Faggioni, avançaram até a final, mas perderam para Henrique Schafer (GO) e Luca Santana (MG) por 1/6, 7/6(7/5) e 10/7.

“O Dudu possui um jeito próprio de encarar as coisas. Ele consegue ser intenso em atividades que já domina. Ele não passa a fazer de qualquer jeito depois que começa a dominar. Ele continua a tentar dar o melhor como se fosse a primeira vez. Ele sempre quer fazer num nível alto e dando importância para aquilo que se está fazendo. Ele tem um jeito especial de avaliar as coisas e se cobrar. Ele quer ser um menino que realiza as coisas com muita paixão”, conta o treinador.

Na 2ª Etapa do Circuito Centro-Oeste, Dudu Cuiabano venceu João Guilherme Faggioni por dois sets a zero e parciais de 6/0 e 6/1, depois superou Luca Santana por 7/5 e 6/4 e sofreu derrota na final para Henrique Schafer por 6/4 e 6/1. E, na categoria de duplas, junto com João Faggioni, venceram nas semifinais contra Breno Silva (MG) e Miguel Pimenta (MG) por 6/3 e 6/2 e perderam a final para Henrique Schafer e Luca Santana por 6/2 e 6/3.

“Eu e a mãe do Dudu temos como prioridade o estudo. Já o Dudu tem o sonho de ser tenista profissional e nós não descartamos isso. Então estabelecemos metas de longo prazo que visem potencializar algumas ferramentas dele pensando em dois contextos muito competitivos. Primeiro, dele conseguir entrar numa universidade americana por meio de bolsa de estudos do esporte. E, em segundo, dele estar preparado para ir pro lado profissional e disputar o Circuito Europeu”, avalia o pai e treinador, Livas Tarcilio.

O próximo desafio já acontece na 3ª Etapa do Circuito Centro-Oeste de Tênis, iniciado no último domingo (17) até dia 21 de janeiro, no Brasília Country Clube, em Brasília (DF). E, posteriormente, competirá na 4ª Etapa do Circuito Centro-Oeste de Tênis, de 22 a 26/01, em Brasília (DF), e na 29ª Copa São Paulo de Tênis – Troféu Marília Silberberg, de 25 a 31/01, no Clube Paineiras do Morumby e no São Paulo Futebol Clube, em São Paulo (SP).

Contato

Site: https://www.tenisintegrado.com.br/perfil2/inicio/5465

Facebook: https://www.facebook.com/FMTT.Tennis/

Instagram: fmttenis

Whatsapp p/ imprensa: (65)99611-8288

Crédito Fotógrafo (Lei 9610/98): Junior Martins/FMTT