Esporte

Arena Pantanal conta com 130 espaços exclusivos para cadeirantes

A Arena Pantanal é hoje um dos principais palcos do futebol brasileiro. Já sediou importantes competições nacionais e internacionais, a exemplo da Copa do Mundo, Copa América, Brasileirão, Copa do Brasil e Supercopa do Brasil, além de campeonatos regionais.

Para que todas essas competições, nacionais ou internacionais, pudessem ser realizadas no estádio mato-grossense, talvez o mais importante pré-requisito seja a acessibilidade do público.

Assim, a Arena Pantanal conta com 130 locais exclusivos para portadores de cadeira de rodas, com assentos especiais para seus acompanhantes. Os lugares de acessibilidade estão no piso inferior, no mesmo nível da rua, com acesso muito facilitado, sem a necessidade sequer de uma rampa, e em todos os setores da Arena Pantanal (Norte, Sul, Leste e Oeste).

“A Arena Pantanal é um estádio de nível internacional, totalmente aprovado e sem problemas de acessibilidade, absolutamente. Vale destacar que os locais para cadeirantes estão localizados na área nobre do estádio, com vista muito privilegiada. Além disso, existe uma lei que garante ao cadeirante, e seu acompanhante, entrada gratuita para esse espaço. Trabalhamos para que nosso público tenha sempre a melhor experiência e todo o lazer que o esporte é capaz de proporcionar”, destaca Jefferson Neves, secretário de Cultura, Esporte e Lazer.


Além de espaços exclusivos para cadeirantes, o estádio conta ainda com 157 assentos para obesos e outros 157 assentos para portadores de mobilidade reduzida. Além dos espaços reservados a pessoas com deficiência, a Arena Pantanal está equipada com rampas de acesso, banheiros adaptados e 12 elevadores funcionais.

Recentemente, Carlos Alves, coordenador da Confederação Brasileira de Futebol, esteve em Cuiabá para conferir as adequações da Arena Pantanal para o Campeonato Brasileiro. A Arena renovada acabou por chamar a atenção da CBF, fazendo com que o estádio mato-grossense fosse selecionado para sediar a Copa América.

Em 2021, sete anos depois de sua estreia na Copa do Mundo de 2014, o complexo esportivo entrou definitivamente para o hall dos principais estádios do Brasil. Para tanto a Arena Pantanal passou por intensas modificações, credenciando assim o estádio para competições nacionais e internacionais.

Leia Também