Cidades

Campanha estadual em prol da amamentação arrecada frascos para bancos de leite humano

A Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), por meio da campanha “Doe frascos, leve vida e cultive a esperança”, está arrecadando frascos de vidro com tampa de plástico para o Banco de Leite Humano do Estado. As doações podem ser realizadas em Cuiabá (Escritório Regional de Saúde da Baixada Cuiabana) e nas outras 14 regionais de saúde do Estado.

Na capital, a doação pode ser feita diretamente no Banco de Leite Humano Dr. José Faria Vinagre, localizado no Hospital Geral. O banco de leite é o Centro de Referência Estadual da Rede Global de Banco de Leite Humano em Mato Grosso.

No interior, os pontos de coletas estão situados nos Escritórios Regionais de Saúde de Água Boa, Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Colíder, Diamantino, Juara, Juína, Rondonópolis, São Felix do Araguaia, Pontes e Lacerda, Porto Alegre do Norte, Sinop e Tangará da Serra.

Em Cuiabá, um dos expositores da Feria SUStentável, promovida pela Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde da SES, Everton Souza Silva, da Bom Momento Cappuccino Artesanal, doou 187 frascos de vidro para o Banco de Leite Humano.

O pequeno produtor ficou sensibilizado com a campanha da SES e identificou que a doação dos frascos que utilizou para a produção dos seus capuccinos seria uma destinação mais solidária. A entrega foi realizada diretamente ao Coordenador do Centro de Referência Estadual, o nutricionista Marcus Carvalho, com a presença do nutricionista e idealizador do evento Agosto Dourado da SES-MT, Rodrigo Carvalho.

“Fiquei muito feliz em poder ajudar uma causa tão nobre e tão simples. Todos podemos ter um fraco de vidro em casa, de uma maionese ou de um café solúvel, que podemos levar até um banco de leite humano, mas vamos deixando para depois e não nos damos conta de que cada frasco pode fazer uma grande diferença para quem precisa, os bebês recém-nascidos e suas mães. Agora, ficarei sempre atento quando tiver mais frascos para poder continuar a colaborar”, disse o empreendedor da Bom Momento Cappuccino Artesanal.

A SES tem fortalecido o movimento em todas as regiões de saúde tendo como ponto de coleta os Escritórios Regionais de Saúde, um dos grandes parceiros não só dessa campanha, mas, também, do agosto Dourado, e na implementação de outras estratégias de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.

“Cada município pode apoiar essa campanha incentivando aos seus usuários do SUS a levarem até as suas unidades de saúde, os frascos de vidro com tampa de plástico rosqueável. É um ato de solidariedade apoiar essa campanha e uma responsabilidade de todos nós e divulgá-la e fortalecê-la”, destacou Rodrigo Carvalho.

Leia Também

Menu