Cidades

Colégio tradicional de Cuiabá se tornará militar

G1-MT

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) decidiu transformar a escola estadual Presidente Médici, uma das mais tradicionais de Cuiabá, em escola militar, gerida pelo Corpo de Bombeiros. Em 2020, o governo anunciou uma parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para gerir a unidade, mas os planos mudaram.

O governo não apresentou justificativa para a mudança, as escolas militares estaduais começaram a se popularizar em Mato Grosso no ano de 2016. A mais nova unidade a ser administrada pelos militares é a escola Presidente Médici.

Em 2020, a Seduc firmou parceria com a PRF para gestão da escola. Porém, por questões administrativas, o convênio entre os órgãos não foi firmado.

O governo também decidiu mudar o nome da escola, de Presidente Médici para ‘Escola Estadual Militar Dom Pedro II Presidente Médici’. Segundo a Seduc, por passar a ser uma gestão dos bombeiros, a unidade escolar deveria mudar o nome para Dom Pedro II, uma identificação de que é uma escola administrada pelo Corpo de Bombeiros.

Na escola, os alunos se dividiram sobre a mudança, nesta quarta-feira (1°), até um protesto foi feito contra a mudança, os alunos exigiam respeito às pessoas LGBTQIA+, as pessoas que são negras e usam cabelo afro, valor do uniforme militar e contra a militarização das escolas no Brasil.

O decreto do governador Mauro Mendes (DEM) com a mudança no nome da escola, altera o decreto 1.975 de 1974, que criou a escola Presidente Médici.

A Seduc garantiu que em casos específicos, os alunos serão realocados para outras unidades no centro da cidade. Segundo a secretaria, o remanejamento será sem prejuízo aos alunos.

Processo de transição

Quanto ao processo de mudança na administração da escola, a Seduc disse que, três audiências foram realizadas: com o Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar; com os profissionais da educação; e também com os demais integrantes da comunidade, pais e responsáveis, processo democrático amplamente apoiado pela maioria.

Leia Também

Menu