CidadesSaúde

Conselho Estadual dos Direitos da Mulher oferta atendimento voltado à saúde feminina nesta 6ª

Os agendamentos ser realizados por meio dos seguintes contatos: (65) 9 9339-8098 (WhatsApp) ou e-mail: cedm@setasc.mt.gov.br

Rose Velasco | Setasc-MT

O Conselho Estadual de Direitos da Mulher (CEDMMT), entidade ligada à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), promove nesta sexta-feira (07.10) uma agenda especial voltada para o atendimento da saúde da mulher, com o objetivo de combate ao câncer de mama e ao câncer de colo de útero.

“A agenda é, também, uma homenagem à eterna vice-presidente do CEDMMT, Adriana Catelli, que sempre foi uma das principais defensoras e sempre levou a bandeira da luta contra o câncer de mama no Estado”, destacou a presidente do Conselho, Ana Carolina de Jesus Costa, que também é uma das diretoras do Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso (IMUNE-MT), no qual desenvolve atividades voltadas para as mulheres de várias comunidades.

Como parte da programação, será ofertado o exame solidário, em parceria com o Sesc e o Hospital de Câncer de Barretos (Hospital do Amor), que consiste em realizar exames de mamografia e de citopatologia gratuitamente para toda a população feminina.

“O câncer de mama e o câncer do colo de útero são os principais motivos de morte das mulheres causadas por doenças, por isso, durante todo o mês de outubro, são realizadas por todo o pais ações voltadas para a prevenção do câncer e o cuidado da saúde das mulheres”, destacou a presidente.


Os exames serão realizados em dois períodos, sendo no matutino a partir do horário das 7h30, e vespertino a partir das 13h30. Os resultados dos exames com o laudo médico serão divulgados através do Hospital do Amor.

Requisitos para os exames

Para passar pelo exame de citopatológico (preventivo câncer do colo de útero) é necessário ter 25 anos ou mais, ou já ter tido a 1ª relação sexual. Já para passar pelo exame de mamografia (detecção do câncer de mama) o requisito é ter idade entre 45 e 69 anos; fora dessa faixa etária, apenas com pedido médico.

Os exames serão pré-agendados e são abertos para toda população feminina.

Os agendamentos acontecem através dos seguintes contatos: (65) 9 9339-8098 (WhatsApp) ou por e-mail: cedm@setasc.mt.gov.br

Leia Também