Agronegócio

Cuiabá: união entre campo e cidade é foco da série Agronomia Sustentável

 

Cuiabá, a capital de Mato Grosso, foi o destino do terceiro episódio da segunda temporada da série Agronomia Sustentável,. que vai ao ar no Canal Rural neste sábado, às 9h. A cidade, com 300 anos de história, viu sua população crescer mais de dez vezes nos últimos 50 anos e o estado assumir a liderança na produção de grãos do país.

Para atingir esse posto, o trabalho dos engenheiros agrônomos foi imprescindível. Grande parte da tecnologia que transformou a região no celeiro do agronegócio saiu de Cuiabá, cada vez mais reconhecida como a capital da inovação.

Para entender esse movimento, o programa foi ao Instituto Agrihub. O diretor-executivo da iniciativa, Otávio Celidonio, fala sobre o programa Agrihub Pró, voltado a atrair agrônomos e prepará-los como consultores em transformação digital. “Esse é um dos nossos principais programas, pois acreditamos no potencial desse profissional para ajudar a transformar a produção agrícola e levar tecnologia aos produtores”, conta.

O programa também visitou o Techhub, polo de inovação onde está localizada a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat). “Aqui, todos os programas que fazemos são voltados ao desenvolvimento da sociedade, buscando empreendedores. Esse é um ambiente que dá apoio aos beneficiados de nossos editais”, destaca o presidente da entidade, Marcos de Sá Fernandes.

Um exemplo disso é o projeto da estudante de agronomia Aline Ferreira Ramos, que desenvolveu um produto para ajudar no desenvolvimento da agricultura urbana: o solo líquido. O material contém nutrientes e água suficientes para manter o desenvolvimento de plantas de pequeno e médio portes. Desta forma, minimiza o uso de recursos hídricos e de impactos à natureza.

O projeto Agronomia Sustentável é uma parceria do Canal Rural com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e os Conselhos Regionais (Creas). Os programas vão ao ar aos sábados, às 9h, com reprise aos domingos, às 7h30. (Canal Rural)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia Também

Menu