Política

Deputados bolsonaristas de MT são “famosinhos” na Web; veja seguidores

José Medeiros e Nelson Barbudo puxam a fila com mais seguidores

ALLAN MESQUITA

Gazeta Digital

Com grande influência no Congresso Nacional, os deputados federais de Mato Grosso movimentam milhares de seguidores no Instagram. A ferramenta é bastante utilizada pelos parlamentares, que diariamente promovem conteúdos sobre as atividades legislativas, comunicam com seus seguidores e em algumas vezes propagam até fake news.

Com quase 170 mil seguidores, o deputado José Medeiros (Podemos) é o mais seguido da bancada federal. Bastante ativo nas redes sociais, o parlamentar massifica seu conteúdo em postagens em defesa do governo Bolsonaro e críticas ao Partido dos Trabalhos (PT).

Carimbado por publicações polêmicas, Medeiros responde a inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF) por disseminação de notícias falsas. O parlamentar também já foi acusado de propagar informações inverídicas durante pandemia pela CPI da Covid do Senado.

No segundo lugar do ranking figura o deputado federal Nelson Barbudo (PSL), com 99,9 mil seguidores. Apoiador fiel do presidente Jair Bolsonaro (PL), o parlamentar mais utiliza as redes para divulgar as ações do chefe do Planalto do que a própria atividade parlamentar.

Em terceiro lugar fica o deputado Emanuel Neto , o Emanuelzinho (PTB), com 18,8 mil seguidores. Filho do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), o parlamentar explora o Instagram para divulgar seus projetos de lei e também para compartilhar um pouco da vida pessoal.

Já o líder da bancada federal, Dr. Leonardo (Solidariedade) ocupa o 4º lugar no ranking, com pouco mais de 17 mil seguidores. Na rede, o médico divide seu conteúdo com as atividades do mandato e momentos com a família.

No último lugar do ranking figura o presidente do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), deputado federal Carlos Bezerra (MDB), com 2,1 mil seguidores. Pouco adepto as plataformas digitais, a rede social do parlamentar é coordenada por sua assessoria de comunicação. O parlamentar é único que não possui a conta verificada da bancada.

Veja o ranking:
1. José Medeiros (perfil verificado)  – 169 mil seguidores

2. Nelson Barbudo (perfil verificado)  – 99,9 mil seguidores

3. Emanuel Neto (perfil verificado) – 18,8 mil seguidores

4. Dr. Leonardo (perfil verificado) – 17,4 mil seguidores

5. Professora Rosa Neide (perfil verificado) – 11,2 mil seguidores

6. Neri Geller (perfil verificado) – 10,9 mil seguidores

7. Juarez Costa (perfil verificado) – 7,221 mil seguidores

8. Carlos Bezerra – 2.113 mil seguidores

Leia Também

Menu