Política

Emanuel firma compromisso com a juventude para capacitação

A proposta será qualificar 5 mil jovens no programa “Qualifica Cuiabá Juventude”.

Da Redação


Em um bate-papo descontraído, o prefeito de Cuiabá e candidato à reeleição Emanuel Pinheiro (MDB) debateu políticas públicas voltadas a juventude cuiabana e ouviu ideias para serem implementadas na próxima gestão e assinou uma carta de compromisso com os representantes de organizações voltadas aos jovens.  O encontro aconteceu na noite desse sábado (31), na Orla do Porto.

Conforme o prefeito, no plano pós-pandemia, os jovens terão cursos de capacitação disponíveis para garantir a entrada deles no mercado de trabalho.

A proposta será qualificar 5 mil jovens no programa “Qualifica Cuiabá Juventude”. “Nos próximos 4 anos vamos preparar esses jovens para o mercado de trabalho e garantir o primeiro emprego. Faremos parcerias  com as empresas. Isso não é promessa, já estamos fazendo”, disse o prefeito anunciando também  a implantação do “Cuiabá Digital”, que irá gerar emprego aos jovens por meio de incentivos fiscais para atrair empresas e startups (“empresa emergente”) de tecnologia e inovação.

“As startups já é realidade em outras cidades. Ela vai valorizar os jovens e proporcionar vida ao centro histórico da nossa capital. Nós juventude iremos cobrar do senhor para transformar o centro histórico da cidade’, disse o mediador do debate, Juarez França, ativista dos direitos da juventude.

Durante o debate os jovens estudantes também falaram sobre o Curso Preparatório Comunitário (CPC). Estudante da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Giovana Fátima de Oliveira Bezerra.

“Emanuel é um dos políticos que mais apoiou a juventude cuiabana. Foi ele quem criou o Conjuve (Conselho Municipal de Juventude), o que nos possibilitou ter voz na administração pública. Eu acredito que por isso, devemos apoiá-lo.  Eu fui aluna do CPC, e hoje, estou na faculdade federal estudando pedagogia. O cursinho está nos bairros, não precisamos ir para o Centro, o CPC está ao lado das nossas casas. O único candidato que tem diálogo com a juventude”, destacou a estudante.

Direitos da comunidade LGBTQIA+

O prefeito Emanuel disse que para a próxima  gestão, a ideia será fortalecer o Conjuve, para  garantir ainda mais os direitos da comunidade LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros, Queer, Intersexuais, Assexuais e + outras orientações sexuais e gêneros).

“O Conjuve deu voz a vocês, então quem vai definir políticas públicas para que a administração crie, são vocês. A meta é garantir a participação de todos. O que eu posso garantir é o fortalecimento do Conjuve. Vale lembrar que, quem desenhou esta ideia foram vocês  do movimento juventude. Manteremos o respeito a todos, e isso está estabelecido na constituição, somos iguais e não toleramos qualquer tipo de discriminação, seja ela de cor, da raça, do sexo, da idade, da profissão, etc. Todos têm direito a liberdade e manifestação. Vocês irão escrever essa efetiva participação”, garantiu o prefeito.

Leia Também