Indústria

Entenda os obstáculos para a retomada da indústria em meio à pandemia

A indústria é um dos principais motores da economia brasileira, e isso é revelado em números: o setor representa 20,4% do Produto Interno Bruto (PIB), 69,2% das exportações de bens e serviços e 33% dos tributos federais, com exceção das receitas previdenciárias.

De acordo com a Confederação Nacional da Indústria, para cada R$ 1 produzido no setor, são gerados R$ 2,43 na economia. Esse valor é superior aos setores da agropecuária e de comércio e serviços.

Mas o cenário brasileiro, que já estava complicado, ganhou um novo e gigantesco desafio: a crise sanitária gerada pela pandemia da Covid-19. No período mais tenso da pandemia, com as restrições e o isolamento social mais rígidos, a queda do ritmo da produção chegou a quase 20% em apenas um mês.

Os desafios para o setor desenhavam um cenário complexo com contextos inesperados. Na série “Indústria: a retomada”, a repórter da CNN Karla Chaves conta como o setor foi afetado e, principalmente, como está buscando reagir para recuperar o crescimento. (CNN)

Leia Também

Menu