Política

EP cria duas mil vagas e matrículas on-line

Da Redação

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e candidato à reeleição cumpriu o dever de casa ao criar 2.200 vagas para a educação infantil em Cuiabá. Outro problema histórico resolvido pelo emedebista foi em relação ao fim das filas noturnas de pais/responsáveis em busca de vagas em creches ou Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) para seus filhos. “A demanda da educação infantil é grande e eu havia me comprometido a criar 500 vagas por ano, e até novembro já foram cerca de 2.200 vagas. Foi além do prometido”, destacou o prefeito.

Emanuel Pinheiro adiantou que neste ano já foi autorizado a construção de mais  CMEIs, a partir do ano que vem. Na gestão também foi criado um programa inédito, genuinamente cuiabano e que é marca de marca da  gestão. Enquanto uma creche comum atende até 80 crianças, um CEIC pode receber até 120 alunos, permitindo a ampliação no número de vagas nas creches municipais.

O prefeito já entregou três CEICs: o Silva Freire, no bairro Vista Alegre; o Mariana Fernandes Macedo, no Dom Aquino e Rosângela Campos, no Pedregal. “A meta é que pouco a pouco todas as creches da cidade se transformem em CEICs, ampliando o número de vagas. Até o final do ano vamos entregar mais 4 unidades: duas no Tijucal, uma no Residencial Paiaguás e outra no Parque Geórgia”, disse Emanuel.


“E no próximo ano, vamos fazer mais 20 CEICs. Isso não é promessa, nós já estamos fazendo”, emendou o prefeito.

Cuiabá aderiu na gestão Emanuel Pinheiro ao  Sistema de Gestão Educacional que registra toda demanda por vaga na faixa etária de 0 a 3 anos, por meio do Cadastro de Demanda de Matrícula, disponível o ano inteiro no Portal da Prefeitura de Cuiabá, além das campanhas anuais do período de matrículas.

O sistema da Matrícula Web é apoiado por uma linha 0800, que atende às solicitações no decorrer do ano,  que compõem um banco de dados e tem se tornado um indicador confiável e importante para levantamento da demanda por vaga em especial na  faixa etária, de 0 a 3 anos no município de Cuiabá.

Leia Também