O juiz Jean Garcia de Freitas Bezerra, da Sétima Vara Criminal de Cuiabá, manteve a prisão dos nove presos envolvidos com a escavação de um túnel que seria usado para fuga de presos mantidos na Penitenciária Central do Estado (PCE). Alguns dos detidos afirmaram, durante a audiência de custódia, que foram contratados por integrantes do Comando Vermelho sob a promessa de que trabalhariam com garimpo.
Foram presos, na última terça-feira (13), André de Araújo Sousa, Douglas Soares de Souza, Joab de Jesus, Antônio de Sousa, Dionisia de Jesus Rodrigues, Domingos Alves da Silva, Carlos Alberto Rodrigues da Silva, Alan Kenedi Alves de Souza Barbosa e Ednei Jaime de Sousa Laurindo. Além deles, três menores foram apreendidos na ocasião.
Os advogados dos presos pediram a revogação da prisão provisória alegando que os policias entraram ilegalmente na residência, já que não tinham mandado de busca e apreensão ou de prisão. A tese, no entanto, foi rebatida pelo magistrado, que apontou a situação de flagrante, já que houve uma denúncia anônima indicando que ali estaria sendo cavado um túnel para acessar a Penitenciária Central do Estado.
Na casa, foram encontradas diversas ferramentas, maquinário para bombear água, quatro cisternas de 5 mil litros, além de vários sacos de areia empilhados. Os policiais localizaram ainda um equipamento de GPS, com as coordenadas exatas de um dos pavilhões da PCE.
Comentários