Política

Janaina faz 80 mil votos e 3 partidos dominam maiores bancadas; veja lista

Janaina Riva (MDB) repetiu a dose e foi a deputada estadual mais votada nas eleições deste ano, garantindo seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa de Mato Grosso com pouco mais de 82 mil votos. A parlamentar atingiu uma marca significativa, ao crescer 30 mil votos, se comparada ao pleito de 2018, quando obteve 51.546 votos.

A votação expressiva da parlamentar também foi importante para seu partido, o MDB, que reelegeu Dr. João, Thiago Silva e elegeu o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Juca do Guaraná Filho.

A legenda, se une ao União Brasil, puxado pelo presidente da Casa de Leis, Eduardo Botelho, e ao PSB, que teve Max Russi como o segundo mais votado, que juntos formarão as maiores bancadas da ALMT nos próximos quatro anos, com quatro deputados estaduais.

Quem decepcionou na busca por uma cadeira no parlamento estadual foi o PL, sigla que teve várias brigas internas na composição da chapa, se aproveitando do forte movimento bolsonarista em Mato Grosso, mas elegeu apenas dois nomes: Gilberto Cattani e Elizeu Nascimento.


O número de parlamentares é o mesmo que PT, PSD e Republicanos elegeram para a ALMT. O Cidadania, com Faissal Calil, o PSDB, com Carlos Avalone, o PTB, com Cláudio Ferreira e o PP, que reelegeu Paulo Araújo, completam as siglas que terão representantes na ALMT.

No total, 18 deputados estaduais foram reeleitos. Entre os estreantes, se destaca o ex-governador Júlio Campos (UB), que volta a um cargo eletivo após décadas fora das disputas. A Câmara de Cuiabá perderá além do atual presidente, Juca do Guaraná, o vereador Diego Guimarães, que se notabilizou por conta da oposição que faz ao prefeito da capital, Emanuel Pinheiro (MDB).

Confira a lista dos deputados estaduais eleitos:

Janaína Riva (MDB)
Max Russi (PSB)
Eduardo Botelho (UB)
Nininho (PSD)
Lúdio Cabral (PT)
Gilberto Cattani (PL)
Dilmar Dal Bosco (UB)
Sebastião Rezende (UB)
Júlio Campos (UB)
Thiago Silva (MDB)
Faissal (Cidadania)
Fabinho (PSB)
Valdir Barranco (PT)
Beto Dois a Um (PSB)
Cláudio Ferreira (PTB)
Carlos Avalone (PSDB)
Diego Guimarães (Republicanos)
Dr. Eugênio (PSB)
Valmir Moretto (Republicanos)
Dr. João (MDB)
Paulo Araújo (PP)
Wilson Santos (PSD)
Elizeu Nascimento (PL)
Juca do Guaraná Filho (MDB)

Leia Também