João Gomes Jr. inicia fase de treinos de intensidade visando o Troféu Brasil

0
11
Foto Igo Bione

Mesmo 2020 sendo um ano atípico para a população do mundo inteiro, no Brasil, boa parte das modalidades esportivas começa a retomar uma rotina similar a da pré-pandemia da Covid-19. No caso da natação, o principal foco dos atletas brasileiros em âmbito nacional está na disputa da Taça Brasil – Campeonato Brasileiro Absoluto, entre 9 e 12 de dezembro, no Rio de Janeiro. É para este compromisso que o nadador João Gomes Jr. tem seus treinos focados, desde que voltou às piscinas em julho.

A partir da primeira semana de novembro, João Gomes irá alterar o bloco de treinamento. Ele sai do bloco A, de acumulação de horas de treino com três níveis voltados à ganhar resistência, para o B, mais voltado para estímulos de prova, ou seja, de velocidade, com séries específicas para obter ritmo de competição. A preparação é finalizada no bloco C, chamado de “taper” (afunilar), ou seja, descanso com poucos estímulos.

“A fase de treinamento que estou é a de maior acúmulo, chamada de A. Nessa etapa, a gente faz A1, A2 e A3, este terceiro o qual estou neste momento, ou seja, vivendo na fase final de acúmulo até a próxima semana. Já faço alguns estímulos de velocidade em paralelo, para entrar no bloco B, no qual temos foco total na obtenção da velocidade”, comenta João Gomes, atleta do Pinheiros-SP e integrante do programa olímpico da Marinha do Brasil, além de ter apoios de Bolsa Atleta, DUX Nutrition e Maxrecovery.

“Será no meio da semana que vem que entrarei no bloco B, em que se diminui mais um pouco o volume de treino para aumentar a intensidade dos tiros específico da prova de 100 metros, por exemplo. A partir daí, se trabalha passagem entre outros aspectos técnicos, ou seja, mais tiros ao aproximar da prova, para começar a pegar ritmo de competição”, complementa o nadador, especialista em provas de curtas distâncias no nado peito.

Missão Europa – O nadador do Esporte Clube Pinheiros foi um dos selecionados pela CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos), em parceria com o COB (Comitê Olímpico Brasileiro), a viajar para Portugal, em agosto, para um período de treinos em Rio Maior, fazendo parte do planejamento da Missão Europa. Nela, atletas de alto rendimento do Time Brasil tiveram oportunidade de fazer um intercâmbio de treinamentos no país europeu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui