Esporte

Mato Grosso conquista 17 medalhas no primeiro bloco dos Jogos Escolares Brasileiros

A delegação mato-grossense conquistou 17 medalhas, competindo com equipes e atletas de todos os estados do Brasil no primeiro bloco dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), realizado entre 02 e 08 de novembro, no Rio de Janeiro (RJ). Esta primeira parte envolveu as modalidades de basquete, futsal, judô, karatê, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez.

As medalhas mato-grossenses foram obtidas em diferentes modalidades, distribuídas nas séries ouro, prata, bronze e cobre, da competição nacional, que abrange estudantes-atletas de 12 a 14 anos. Veja lista no final.

As oito melhores colocações vieram do futsal – masculino e feminino -, basquete masculino, judô feminino, taekwondo feminino e tênis de mesa feminino. Mesmo sem medalhas em algumas destas modalidades, os resultados na competição possibilitam que os estudantes concorram à Bolsa Atleta, oferecida pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

“Todos os representantes mato-grossenses fizeram uma participação incrível neste primeiro bloco do JEB’s. Quem conseguiu as melhores colocações está elegível para as categorias de base no próximo edital do programa Bolsa Atleta, do Governo de Mato Grosso. De qualquer forma, todos os estudantes representaram o Estado muito bem e retornam repletos de vivências, que contribuem para o desenvolvimento esportivo e formação enquanto cidadãos e cidadãs”, destaca Adriano Augusto de Oliveira, assessor especial da Secel-MT e chefe da delegação mato-grossense nos JEB’s.

Destaque dentre as modalidades coletivas, o futsal mato-grossense foi vice-campeão brasileiro, com a equipe masculina do Colégio Isaac Newton (CIN), de Cuiabá. A modalidade também conquistou o 6º lugar no feminino, com a equipe da Escola Estadual Manoel Gomes, de Várzea Grande.

“Representar Mato Grosso é muito bom. Neste campeonato, tivemos condições de colocar o Estado entre os primeiros do futsal nacional”, celebra o estudante e jogador do CIN, Thiago Caldeira.

No judô, a melhor colocação veio com a estudante Ellize Leticia Nunes de Souza, da Escola Estadual Edith Pereira Barbosa, de Rondonópolis. A judoca garantiu o 3º lugar da série ouro, na categoria Superligeiro (até 36kg). Outras sete medalhas foram conquistadas nas séries pratas e bronze da modalidade, nas categorias masculina e feminina.

Ao vencer as quatro lutas que disputou, a estudante Jhennifer Cristina Dourado Pires, da Escola Estadual Antônio Grohs, de Água Boa, garantiu, para Mato Grosso, o 1º lugar no Taekwondo, na categoria até 44 kg. A modalidade ainda alcançou 1º lugar na geral por equipe feminino e a 5ª colocação no feminino, na categoria + 59 kg.

O tênis de mesa assegurou o 3º lugar na categoria por equipe feminina, disputada pelas estudantes Júlia Hatakeyama, do Colégio São Gonçalo, de Cuiabá, e Izabela Dourado, da E. E. PM Tiradentes Antônio Amaral, de Sorriso. Júlia também conquistou o 2º lugar na série ouro das disputas individuais. E nas disputas individuais masculinas, Mato Grosso obteve o 1º lugar na série prata, alcançado pelo mesatenista Gabriel Pardin, da E.E. Odorico Leocádio da Rosa, de Rondonópolis.


JEB’s – 2º bloco

De 09 a 14 de novembro, serão disputadas as provas de atletismo, atletismo adaptado, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, handebol, natação, voleibol e wrestiling. Composta por cerca de 150 estudantes, a delegação mato-grossense conta com representantes em todas as modalidades deste segundo bloco.

As modalidades são divididas em três locais de competição, que são os mesmos das Olimpíadas 2016 – Complexo Esportivo do Parque Olímpico, Universidade da Força Aérea (UNIFA) e Arena da Juventude.

Os Jogos Escolares Brasileiros são organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), em parceria com a Secretaria Especial de Esporte do Ministério da Cidadania. Com disputas oficiais em 17 modalidades, o evento reúne quase seis mil estudantes-atletas de 12 a 14 anos.

Série ouro – medalhas e melhores colocações MT
1º lugar – Taekwondo feminino – 44 kg: Jhennifer Dourado, E.E. Antônio Grohs
1º lugar geral por equipe – Taekwondo feminino
2º lugar – futsal masculino: Colégio Isaac Newton
2º lugar – Tênis de mesa feminino: Júlia Hatakeyama, Colégio São Gonçalo
3º lugar – Tênis de mesa equipe feminina: Júlia Hatakeyama, Colégio São Gonçalo; e  Izabela Dourado, E. E. PM Tiradentes
3º lugar judô feminino -36 kg: Ellize Letícia, E.E. Edith Pereira Barbosa
5º lugar* – Taekwondo feminino +59kg: Alexia Correa Ferraz, E.E. PM Tiradentes Cel. H.
6º lugar* – futsal feminino: E.E. Manoel Gomes
8º lugar* – basquete masculino: Colégio Regina Coeli
(*) Colocações sem medalhas)

Série Prata – medalhas MT
1º lugar série prata – tênis de mesa masculino: Gabriel Pardin, E.E. Odorico Leocádio da Rosa, de Rondonópolis.
3º lugar série prata – judô feminino -53kg: Thaylla Candido, Fundação Bradesco
2º lugar série prata – karatê feminino -47kg: Maria Vitória Portes, E.E. Prof. Norma Lúcia Nunes

Série Bronze – medalhas MT
1º lugar série bronze – judô masculino -64kg: Matheus Gomes, E. E. Mario de Castro
1º lugar série bronze – judô masculino -48kg: Pedro de Campos Silva, E. E. José Mendes Martins
2º lugar série bronze – judô masculino -44kg: Pietro de Campos Silva, E. E. José Mendes Martins
2º lugar série bronze – judô feminino -44kg: Hester Tafnes, E.E. Militar Tiradentes
2º lugar série bronze – judô feminino -48kg: Luany Emanuelly, Escola Progresso
2º lugar série bronze – karatê feminino -54kg: Lorena Zamparoni, Colégio São Gonçalo, Brasnorte
3º lugar série bronze – judô masculino -40kg: Guilherme Nascimento, E. E. São José

Série Cobre – medalhas MT
1º lugar série cobre – vôlei de praia masculino: Colégio Nova Geração

Leia Também