CidadesSaúde

MT faz evento para estimular aleitamento materno

Da Redação

Desde 2017, a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) celebra o Agosto Dourado, campanha de conscientização sobre o aleitamento materno. Em 2021, o tema central da mobilização é “Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos”. A agenda é organizada pela equipe da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde, por meio da equipe de Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável, da Superintendência de Atenção em Saúde e da Secretaria Adjunta de Atenção e Vigilância em Saúde.

Para abrir a programação do Agosto Dourado, haverá uma carreata pública pela amamentação no dia 31 de julho, com concentração na Praça das Bandeiras, na Avenida do CPA, a partir das 9h e saída às 09h30. O percurso será até a Praça Alencastro, no centro da Capital.

Nos locais de concentração, haverá a orientação sobre a importância de se proteger a amamentação, que é uma responsabilidade de todos. Durante todo o evento, os organizadores estarão atentos aos cuidados de biossegurança para prevenir a Covid-19, sendo obrigatório o uso de máscara, álcool em gel e o distanciamento social.

A partir do dia 2 de agosto, terá início a programação virtual com atividades educativas e transmissão pelo canal da Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso, no YouTube. A programação é feita em parceria com a Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e demais parceiros.

A palestra tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno será proferida por Rosana De Divitiis, integrante do Conselho Diretor da Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar-IBFAN Brasil.

A programação ao longo do mês segue com os Encontros Macrorregionais de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável, nos dias 03, 11, 19, 24 e 26 de agosto, realizados pelos Escritórios Regionais de Saúde em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde das regiões.

De acordo com a responsável técnico da Equipe de Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável, Rodrigo Carvalho, serão discutidos os avanços e desafios da implementação de estratégias que visam ao fortalecimento da amamentação na atenção primária de saúde. “Debateremos os atendimentos ambulatoriais de amamentação, a habilitação de hospitais amigos da criança, expansão da rede de bancos de leite humano no estado, proteção à mulher trabalhadora que amamenta e a proteção legal contra o marketing abusivo da indústria de alimentos e produtos de puericultura destinados à lactentes e crianças de primeira infância”, pontuou o técnico.

Em parceria com a SES-MT, a Faculdade de Nutrição da UFMT também promoverá, no dia 31 de agosto – Dia do Nutricionista –, o webinar “Extensão em pesquisa em aleitamento materno: experiências bem-sucedidas em Mato Grosso”. O módulo contará com a presença da diretora da Faculdade de Nutrição da UFMT, Tânia Kinasz, da coordenadora da Faculdade de Nutrição da UFMT, Patrícia Nogueira, e do representante da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde da SES-MT, Rodrigo Carvalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia Também

Menu