Cidades

Ouvidoria Cidadã responde 98% das demandas dos várzea-grandenses

De janeiro a agosto deste ano, a Ouvidoria Cidadã da Prefeitura de Várzea Grande totalizou o atendimento a 553 demandas da população. Os trabalhos consolidados pelas secretarias municipais de Várzea Grande, no que tange a resolução das demandas recebidas pela Ouvidoria Cidadã, no período de janeiro a agosto, tiveram uma solução rápida e eficaz, o que possibilitou a Prefeitura Municipal atingir, já no mês de agosto, 98,19% – o percentual de resposta dada ao cidadão.

Das 553 demandas recebidas nos primeiros oito meses de 2022, destas 543 foram prontamente atendidas e 10 tiveram respostas justificadas e com o tempo previsto para solução do problema. “Com esse índice de resoluções já ultrapassamos a meta de percentual de resposta ao cidadão que é de 92,49 %, até dez de 2022”, comemora o Controlador Geral do Município, Edson Roberto Silva.

De acordo com o relatório disponibilizado pelo setor, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana foi a que mais contabilizou em solicitações com 287 demandas; seguida pelas pastas de Saúde, com 49 demandas; Viação, Obras e Urbanismo (47); de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural e Sustentável (45), de Educação, Cultura, Esportes e Lazer (33); de Desenvolvimento Urbano, Regularização Fundiária e Habitação (22); Gestão Fazendária (18); Administração (17); Departamento de Água e Esgoto (14); Assistência Social (11); Defesa Social (5); e com apenas uma demanda cada, as secretarias municipais de Comunicação; Assuntos Estratégicos; Procuradoria Geral, Gabinete do Prefeito e de Governo.

A Ouvidora Municipal, Ivanilde Nogueira, explica que toda demanda recebida via Ouvidoria Cidadã tem sido resolvida pelas diferentes pastas da Administração Pública, e em um curto espaço de tempo, o que vem demonstrando celeridade nos trabalhos desenvolvidos, e acima de tudo, resposta rápida às solicitações dos munícipes. “Essa evolução vem sendo observada mensalmente, na ocasião em que codificamos os dados referentes às solicitações e os índices de resolutividade alcançada por cada setor. Antes mesmo do ano findar, a meta estabelecida para 2022 já foi alcançada”, detalha.

Ivanilde Nogueira pontua ainda que a Ouvidoria Cidadã se consolidou como um canal de comunicação entre o cidadão e a administração pública municipal, o que tem contribuído de forma positiva para a disseminação da cultura da transparência. “Vale ressaltar que o Sistema de Ouvidoria de Várzea Grande é interligado com o Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União. Portanto, nenhuma solicitação enviada pelo usuário de serviços via Ouvidoria Cidadã fica sem resposta. Às vezes a área responsável pela solução do problema não tem tempo hábil para executar o serviço, porém nenhuma demanda deixa de ser atendida”, destacou.

O relatório de Nº 17 PDI/2022 já está disponível no endereço eletrônico www.varzeagrande.mt.gov.br ou no link direto http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/; endereços onde também podem ser registradas manifestações. A disponibilização do relatório cumpre determinação do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE/MT) e da Lei de Acesso à Informação, na garantia do cumprimento de todos os serviços disponibilizados pela Administração, incentivando o controle social na garantia da prestação dos serviços públicos.

As solicitações, sugestões e críticas destinadas ao Poder Executivo são feitas via telefone: 0800 647 41 42; pelo Sistema Fala.Br; pelo WhatsApp: (65) 98472-3140, pessoalmente na sede do órgão ou pelo e-mail ouvidoria@varzeagrande.com.br.

Leia Também