Cidades

Plantação de soja vira ‘rio’ em MT; vídeo

THALYTA AMARAL

Gazeta Digital

Os produtores de soja de Sorriso (420 km ao norte de Cuiabá) enfrentam problemas nas plantações de soja por causa das fortes chuvas, especialmente após o último fim de semana. Um vídeo registrado por moradores do Distrito de Primaverinha mostra uma plantação de soja que ficou totalmente embaixo da água.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Silvano Filipetto, desde sexta-feira (26) as máquinas não conseguem entrar nas lavouras para colher a soja e plantar o milho. Por causa das fortes chuvas, o plantio do milho safrinha, que deveria ter sido finalizado em 25 de fevereiro, só chegou aos 50% no município.

“Semana passada conseguimos colher até sexta, de lá para cá não colhemos nada, não vai. Tratores não conseguem plantar, muito molhado, atola no meio da lavoura. A preocupação é muito grande”, afirma Filipetto.

Além dos problemas nas lavouras, o transporte da colheita também está mais lento por causa das chuvas. “As estradas estão muito complicadas, muito barro para atravessar”, explica o presidente do Sindicato Rural.

O problema não ocorre apenas em Sorriso, mas tem afetado também os produtores de Sinop (500 km ao norte), Vera (485 km ao norte) e Nova Ubiratã (502 km ao norte). Situação semelhante também afeta os produtores de soja em Mato Grosso do Sul e no Tocantins.

 

Leia Também

Menu