Para muitos, a prática de esportes constante pode ser um desafio, entretanto, para outros a prática pode se tornar uma obsessão que traz inúmeros malefícios ao corpo. Ou seja, apesar da atividade ser algo necessário, é preciso cuidado ao realizá-la.
Isso acontece porque o corpo, quando exposto a atividades diárias de exercícios, libera várias substâncias aliadas ao bem-estar e, consequentemente, os indivíduos percebem uma melhora na estética, principalmente com o ganho de músculos e disposição.
A prática, aliada ao ver resultados, pode gerar uma compulsão que traz inúmeros riscos à saúde, inclusive para as pessoas que possuem algum procedimento bucal em andamento, como aparelho invisivel.
No presente artigo entenderemos o que a prática em excesso de exercícios pode acarretar e como o equilíbrio dessas atividades traz grandes benefícios para uma melhor qualidade de vida.
O que ocorre quando há excesso de atividades físicas?
O corpo é uma máquina que precisa ser cuidada com máxima atenção, principalmente porque variados componentes e elementos quando não bem aplicados geram prejuízos à saúde.
Com os exercícios não é diferente. Quando bem empregados, em uma rotina bastante definida e acompanhada por profissionais, variados benefícios são alcançados, como:
- Melhor disposição;
- Mais energia;
- Aumento do bem-estar;
- Melhora a qualidade de vida.
Entretanto, quando mal empregados, podem gerar prejuízos à saúde e inclusive afetar a saúde bucal, interferindo na qualidade dos tratamentos como o aparelho invisivel.
Neste tópico abordaremos alguns sinais que demonstram que você pode estar exagerando nos exercícios.
1. Demora para se recuperar
Se durante a prática de exercícios a sua recuperação está muito demorada, é sinal de que os seus limites foram excedidos.
Um exemplo são as pernas e os braços não responderem mais ou ficar sem fôlego por muitos minutos recorrentemente e mais rapidamente.
Também são sinais de esgotamento do corpo: sede excessiva, mesmo depois de tomar muita água e dores muito fortes após a atividade física.
Ao sentir esses sintomas é hora de reduzir a carga de exercícios.
Caso você possua lente de contato dental, esse excesso de exercícios pode causar o atrito entre as lâminas e rachá-las, assim, é importante reduzir antes que esse problema aconteça.
2. Fraqueza ao invés de força
Quando o corpo detecta situações que prejudicam o sistema, é comum a reação do organismo, assim, caso haja um exagero nos exercícios, o corpo faz com que as fibras musculares demorem mais tempo para recuperar, o que faz com que após os exercícios ocorra uma fraqueza extrema.
Também é comum que a imunidade fique enfraquecida e a recuperação de doenças como os resfriados sejam muito mais demorados.
Assim, quem possui implante dentário pode ficar mais vulnerável a infecções na gengiva que acarretam uma má qualidade de vida e problemas com o tratamento.
Assim, esse é um sinal claro que é hora de pegar mais leve e que o processo de recuperação pós cirurgias, sejam elas bucais ou não, devem ser feitos adequadamente para a recuperação do corpo e melhor adesão dos tratamentos.
3. Não há mais resultados
Quando o corpo se sente ameaçado, é comum que o metabolismo diminua, principalmente para que este tenha todas as reservas necessárias.
Assim, quando você quer emagrecer e a prática de exercícios não está mais gerando resultados, significa que os limites do corpo podem ter sido passados.
Da mesma forma, ocorre com quem quer ganhar músculos e não enxergam mais resultados aparecendo. O corpo está exausto, assim, é preciso reduzir e arrumar a rotina. Ou seja, é também necessário realizar uma adequação geral de todos os hábitos.
Ao apresentar alguns desses sinais é importante rever a forma como os exercícios estão sendo feitos e procurar auxílio profissional.
No tópico abaixo abordaremos sobre como manter uma rotina de exercícios com qualidade e sem prejudicar a saúde.
Como manter uma rotina de exercícios saudável?
Existem algumas dicas que permitem que a prática dos exercícios físicos sejam adequados e que respeitem os limites do corpo.
Antes de falarmos dessas dicas, devemos lembrar de temos que ter consciência sobre nosso corpo, somente assim é possível fazer as práticas com equilíbrio.
1. Avaliação médica
O primeiro ponto é ter um acompanhamento médico, tanto do clínico geral, como de cardiologistas e profissionais da educação física.
Eles acompanharão seu crescimento no exercício e te ajudarão a definir quais as práticas mais saudáveis para o seu corpo e seu objetivo.
2. Faça os exercícios aos poucos
A prática de exercícios deve ser colocada na rotina aos poucos, principalmente aos iniciantes.
Isso porque, caso contrário, pode desanimar ou então causar uma compulsão que pode prejudicar a saúde bucal e geral, interferindo – inclusive – nos tratamentos como na lente de contato dental e até mesmo trazer baixa imunidade.
Assim, coloque poucos minutos por dia e conforme o tempo passa, aumente a quantidade de exercícios, conforme a resposta do corpo.
Desta maneira, será possível ter uma rotina extremamente agradável, tranquila e ainda aproveitar todos os benefícios que a atividade física pode trazer.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.
Comentários