Prática de esportes constante, 5 dicas para não exagerar e prejudicar sua saúde

Para muitos, a prática de esportes constante pode ser um desafio, entretanto, para outros a prática pode se tornar uma obsessão que traz inúmeros malefícios ao corpo. Ou seja, apesar da atividade ser algo necessário, é preciso cuidado ao realizá-la.

 

Isso acontece porque o corpo, quando exposto a atividades diárias de exercícios, libera várias substâncias aliadas ao bem-estar e, consequentemente, os indivíduos percebem uma melhora na estética, principalmente com o ganho de músculos e disposição.

 

A prática, aliada ao ver resultados, pode gerar uma compulsão que traz inúmeros riscos à saúde, inclusive para as pessoas que possuem algum procedimento bucal em andamento, como aparelho invisivel.

 

No presente artigo entenderemos o que a prática em excesso de exercícios pode acarretar e como o equilíbrio dessas atividades traz grandes benefícios para uma melhor qualidade de vida.

O que ocorre quando há excesso de atividades físicas?

O corpo é uma máquina que precisa ser cuidada com máxima atenção, principalmente porque variados componentes e elementos quando não bem aplicados geram prejuízos à saúde.

 

Com os exercícios não é diferente. Quando bem empregados, em uma rotina bastante definida e acompanhada por profissionais, variados benefícios são alcançados, como:

 

  • Melhor disposição;
  • Mais energia;
  • Aumento do bem-estar;
  • Melhora a qualidade de vida.

 

Entretanto, quando mal empregados, podem gerar prejuízos à saúde e inclusive afetar a saúde bucal, interferindo na qualidade dos tratamentos como o aparelho invisivel.

 

Neste tópico abordaremos alguns sinais que demonstram que você pode estar exagerando nos exercícios.

1.   Demora para se recuperar

Se durante a prática de exercícios a sua recuperação está muito demorada, é sinal de que os seus limites foram excedidos.

 

Um exemplo são as pernas e os braços não responderem mais ou ficar sem fôlego por muitos minutos recorrentemente e mais rapidamente.

 

Também são sinais de esgotamento do corpo: sede excessiva, mesmo depois de tomar muita água e dores muito fortes após a atividade física.

 

Ao sentir esses sintomas é hora de reduzir a carga de exercícios.

 

Caso você possua lente de contato dental, esse excesso de exercícios pode causar o atrito entre as lâminas e rachá-las, assim, é importante reduzir antes que esse problema aconteça.

2.   Fraqueza ao invés de força

Quando o corpo detecta situações que prejudicam o sistema, é comum a reação do organismo, assim, caso haja um exagero nos exercícios, o corpo faz com que as fibras musculares demorem mais tempo para recuperar, o que faz com que após os exercícios ocorra uma fraqueza extrema.

 

Também é comum que a imunidade fique enfraquecida e a recuperação de doenças como os resfriados sejam muito mais demorados.

 

Assim, quem possui implante dentário pode ficar mais vulnerável a infecções na gengiva que acarretam uma má qualidade de vida e problemas com o tratamento.

 

Assim, esse é um sinal claro que é hora de pegar mais leve e que o processo de recuperação pós cirurgias, sejam elas bucais ou não, devem ser feitos adequadamente para a recuperação do corpo e melhor adesão dos tratamentos.

3.   Não há mais resultados

Quando o corpo se sente ameaçado, é comum que o metabolismo diminua, principalmente para que este tenha todas as reservas necessárias.

 

Assim, quando você quer emagrecer e a prática de exercícios não está mais gerando resultados, significa que os limites do corpo podem ter sido passados.

 

Da mesma forma, ocorre com quem quer ganhar músculos e não enxergam mais resultados aparecendo. O corpo está exausto, assim, é preciso reduzir e arrumar a rotina. Ou seja, é também necessário realizar uma adequação geral de todos os hábitos.

 

Ao apresentar alguns desses sinais é importante rever a forma como os exercícios estão sendo feitos e procurar auxílio profissional.

 

No tópico abaixo abordaremos sobre como manter uma rotina de exercícios com qualidade e sem prejudicar a saúde.

Como manter uma rotina de exercícios saudável?

Existem algumas dicas que permitem que a prática dos exercícios físicos sejam adequados e que respeitem os limites do corpo.

Antes de falarmos dessas dicas, devemos lembrar de temos que ter consciência sobre nosso corpo, somente assim é possível fazer as práticas com equilíbrio.

1.   Avaliação médica

O primeiro ponto é ter um acompanhamento médico, tanto do clínico geral, como de cardiologistas e profissionais da educação física.

 

Eles acompanharão seu crescimento no exercício e te ajudarão a definir quais as práticas mais saudáveis para o seu corpo e seu objetivo.

2.   Faça os exercícios aos poucos

A prática de exercícios deve ser colocada na rotina aos poucos, principalmente aos iniciantes.

 

Isso porque, caso contrário, pode desanimar ou então causar uma compulsão que pode prejudicar a saúde bucal e geral, interferindo – inclusive – nos tratamentos como na lente de contato dental e até mesmo trazer baixa imunidade.

 

Assim, coloque poucos minutos por dia e conforme o tempo passa, aumente a quantidade de exercícios, conforme a resposta do corpo.

 

Desta maneira, será possível ter uma rotina extremamente agradável, tranquila e ainda aproveitar todos os benefícios que a atividade física pode trazer.

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.