Cidades

Prefeitura conclui obras de pavimentação asfáltica dos bairros Parque das Nações e Terra Nova

As obras de pavimentação asfáltica dos bairros Parque das Nações e Terra Nova, região do Grande Mapim em Várzea Grande, finalizam esta semana a fase de drenagem e entram na fase de terraplanagem. Lançadas em maio deste ano, serão 7.670,90 mil quilômetros de asfalto novo, ao valor de R$ 7.344.000,54 milhões, oriundos de convênio com a Caixa Econômica Federal e recursos próprios da Prefeitura.

De acordo com o fiscal da obra, engenheiro civil da Secretaria de Viação, Obras e Urbanismo, Victor Hugo Costa Rodrigues foram concluídos com êxito os serviços de levantamento topográfico, demarcação da largura das ruas, limpeza da vegetação, sondagem, ligação de abastecimento de água para as casas que não tem e agora drenagem de toda a extensão.

“Na drenagem identificamos as bocas de lobos, rede de esgotamento sanitário, e, logo depois será feito o trabalho de terraplanagem, que é o nivelamento e a compactação do solo para receber o pavimento. Devem iniciar no máximo até segunda-feira, dia 03 de outubro”, explica o engenheiro.

O fiscal da obra acrescenta que após essas etapas, serão executados os serviços finais de acabamento ou complementares, que são o meio-fio, sarjetas e sinalização.

Assim como os bairros Parque das Nações e Terra Nova, outros 24 bairros da cidade estão recebendo obras de asfalto ou já têm contratos assinados para as obras iniciarem. São eles: Nova Era, Nova Esperança, Jardim dos Estados, Jardim Alá, Mapim, Jardim Paula III, Parque Atlântico, Estrela Dalva, Capão Grande, Altos da Boa Vista, Parque Del Rei, Nova Era, Eldorado, Manaíra, Mangabeira, Canelas, Jardim Adália, Niterói, Jardim Paula II, Pirineu, Capão do Pequi, Cidade de Deus, Jardim Glória – etapas I e IV, e, Jardim Paiaguás.


“A previsão é de que neste ano, 26 bairros recebam pavimento novo. São bairros que não têm asfalto ou que ainda têm ruas por asfaltar. Atualmente temos 16 obras de pavimentação em execução na cidade, isso sem falar nas obras de recapeamento e demais obras de pavimentação que devem ser assinadas no decorrer da gestão e com isso, novos bairros inclusos. O objetivo é encerrar este ano de 2022 com 100 km de asfalto novos prontos e até 2024 pavimentar 250 km de novas ruas e avenidas, além de recapear outros 180 km de malha viária”, pontuou o secretário de Viação, Obras e Urbanismo, Luiz Celso de Moraes.

O gestor também pontua que Várzea Grande encerrou o ano de 2021 com 75 km de novo asfalto e de janeiro a agosto deste ano foram executados 50 km de asfalto novo concluído. Totalizando 125 km de asfalto novo na cidade.

REDE DE ÁGUA E ESGOTO – “Vale ressaltar que todo asfalto novo executado na cidade de Várzea Grande vem acompanhado de rede de esgotamento sanitário e de abastecimento de água. Ponto fundamental para estruturação física do bairro. Pois, depois de concluído o asfalto não é necessário quebrá-lo para passar a rede como antigamente era feito”, enfatiza Luiz Celso de Moraes.

Todas as etapas das obras podem ser acompanhadas pelo cidadão através do aplicativo do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT). “A alimentação dos dados ocorre pelos fiscais de cada obra, contribuindo para a transparência da gestão”, lembra o secretário da pasta.

Leia Também

Comentários