Política

“Asfalto é uma esperança no futuro; fomenta o comércio e traz desenvolvimento”, afirmam mato-grossenses sobre obras de Mauro Mendes

“Temos recebido muitos turistas que vem visitar nossa comunidade. Isso fomenta o comércio local, incentiva as pessoas a produzirem. É uma esperança no futuro”. A declaração é da artesã Jiliane da Silva, que mora no Distrito de Limpo Grande, em Várzea Grande.

Em 2020, o Governo do Estado, sob a gestão Mauro Mendes (União), candidato à reeleição, entregou 13 quilômetros de asfalto novo ligando os distritos de Capão, Aguaçu e Limpo Grande, todos em Várzea Grande.

A infraestrutura foi o tema do programa eleitoral de Mauro Mendes desta quarta-feira (07.09) e mostrou que sob seu comando, o governo vai entregar até o final do ano 2,5 mil quilômetros de rodovias asfaltadas em todo Estado.

Entre os destaques, a inauguração da Ponte sobre o Rio das Mortes, chamada de Ponte da Integração, que liga Cocalinho a Nova Nazaré e todo o Vale do Araguaia.

João Yan, 15 anos, é morador de Cocalinho e aluno da Escola Estadual Jaraguá, em Água Boa, e contou que precisava sair de casa às 6 horas, pegar a balsa para atravessar o rio e, então, seguir para a escola.

“Às vezes ficava até 4 horas esperando para passar na balsa. Quando chegava na escola já tinha um monte de mensagens perguntando se eu tinha chegado bem. Todos na região sempre sonharam com essa ponte e quem passou tanto tempo sofrendo passando em balsa, fala ‘agora ficou bom’. É um sonho realizado”, disse.

O caminhoneiro José Carlos da Rocha afirmou que a inauguração da ponte “é um dia de festa. É só maravilha. É só benção”. E para o também caminhoneiro Francisco Barbosa, a ponte é sinônimo de desenvolvimento. “A gente nem imaginava que um dia pudesse ter asfalto, pudesse ter ponte”.

“O Vale do Araguaia está atendido com essa ponte e temos que elogiar aquilo que se começa e termina”, declarou Antônio Baldo, produtor rural da região. Antes da ponte, produtores, moradores e caminhoneiros precisam aguardar até 48h horas para atravessar o rio com a balsa.

Para Mauro Mendes, a importância da melhoria da infraestrutura e logística não alcança apenas aos produtores e caminhoneiros para escoamento da produção. “Nessa mesma estrada, passam pessoas que vão visitar sua família. E passam o progresso, o desenvolvimento e muitos empregos e oportunidades que vão ser gerados em todo Estado”.


“Essa é a visão que nosso governador tem e para nós do campo e da cidade, é uma beleza”, afirmou Ezequiel Barbosa, produtor rural.

Além de obras de asfaltamento e construção de pontes, o Governo lançou o programa MT Iluminado e está entregando para 136 municípios luminárias de LED, que vão deixar Mato Grosso 100% iluminado. Também entregou 481 máquinas e equipamentos e ajuda os municípios a asfaltar ruas e avenidas. Todas essas ações são feitas em parceria com as prefeituras.

Mauro ainda destacou a construção da 1ª Ferrovia Estadual, que vai ligar Rondonópolis, passando por Cuiabá e Campo Verde, até Lucas do Rio Verde. E o Parque Novo Mato Grosso, que está sendo construído em Cuiabá, na saída para Chapada dos Guimarães. “Será um grande espaço para as famílias mato-grossenses”.

BRT

No programa, Mauro Mendes também falou sobre o modal BRT, em Cuiabá e Várzea Grande. Ele explicou que a mudança para o VLT só ocorreu porque políticos tinham a intenção de aumentar o valor da obra e, com isso, para receber propina. Fato confessado por um ex-governador.

“Quando assumi em 2019, assumi o compromisso de estudar o assunto e quando essa análise foi concluída, ficou comprovado que a melhor solução técnica para o transporte coletivo em Cuiabá e Várzea Grande é o BRT. O sistema é elétrico, moderno e muito eficiente, além de ser mais barato na sua implantação e custar muito mais barato para o cidadão”, pontuou o governador.

Propostas

Mauro também trouxe as propostas para um próximo mandato: asfaltar 2,6 mil km de novas rodovias e recuperar o asfalto de mais 1,5 mil km; construir 120 pontes de concreto e substituir 1.000 pontes de madeira, em parceria com as prefeituras.

“Vamos continuar ajudando os municípios, transferindo recursos em dinheiro para asfaltar ruas e avenidas”, finalizou ele.

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Leia Também

Comentários