Cidades

Projeto contemplado no MT Nascentes realiza ações de formação em políticas afirmativas

O projeto “InterPRETAtivas: políticas afirmativas para cultura”, contemplado pelo edital MT Nascentes da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), abordará a importância das políticas afirmativas para promover a equidade de acesso aos bens culturais. A iniciativa pretende contemplar técnicos e formuladores das políticas públicas, gestores, produtores, artistas, agentes culturais de base comunitária.

Nesta quarta-feira (13.10), às 19h, ocorre o primeiro encontro com o tema “Políticas Afirmativas no setor Cultural”. A atividade será presencial, no Centro Cultural Casa das Pretas, com endereço na Rua Pedro Celestino nº 25 – em frente à praça da Mandioca no centro histórico de Cuiabá-MT. Todas as atividades do projeto são gratuitas, com vagas limitadas. As inscrições podem ser realizadas pelo link: https://www.sympla.com.br/politicas-afirmativas-para-cultura__1373760.

As demais atividades também de caráter formativo, ocorrerão no formato on-line. As inscrições podem ser feitas pelo Sympla e estarão disponíveis em breve. Os próximos temas são: elaboração e gestão de projetos; elaboração de portfólio na área cultural; produzindo festivais de cultura negra; pautas negras importam? Comunicação e divulgação de projetos da cultura afro.

O acesso, a democratização e a descentralização são fundamentais para garantir o direito humano à cultura, especialmente, por 54% da população mato-grossense formada majoritariamente por pessoas negras, que ainda estão sub-representadas no setor cultural. “Por isso, é necessário ampliar essa participação de afrodescendentes como indutores da economia da cultura, gerando impacto social e econômico para as suas comunidades”, pontua a proponente do projeto, Jackeline Silva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia Também

Menu