Cidades

Projeto Previqueimadas registra 211 ocorrências em diversas regiões de VG

 

Embora a Prefeitura Municipal de Várzea Grande esteja atuando com maior rigor na fiscalização dos terrenos urbanos, como forma de impedir o acúmulo de lixo e, consequentemente, as queimadas, essas ainda continuam sendo desencadeadas no município. De 15 junho a 31 de julho, o Corpo de Bombeiros Militar por meio do programa Previqueimadas – Prevenção e Combate à Incêndios em terrenos urbanos – registrou 211 ocorrências, em diversas regiões da cidade.

Nesta ação integrada a administração municipal cedeu um caminhão pipa e duas caminhonetes, além de motoristas e ajudantes. A Prefeitura Municipal também tem atuado nessa questão, não somente com o apoio ao Corpo de Bombeiros, mas em ações descentralizadas, realizadas pelas equipes das Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural e Sustentável; Serviços Públicos e Mobilidade Urbana; Defesa Social e Guarda Municipal.

Como explica o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural e Sustentável, Célio dos Santos, a equipe de fiscalização tem intensificado ações em regiões onde ocorre a maior incidência de bolsões de lixo e são focos de queimadas urbanas. “A equipe realiza diariamente rondas nessas regiões e constatada algum incidente aciona o Corpo de Bombeiros”.

Célio dos Santos destaca que a medida adotada pelo Corpo de Bombeiros, em posicionar equipes em locais estratégicos, como o Parque Berneck, favorece o trabalho dos brigadistas uma vez que se deslocam mais facilmente para o ponto de atuação. “A facilidade no trajeto faz a diferença no comprometimento da ação dos Bombeiros e no combate à queimadas”.

O secretário informa ainda que, com a volta às aulas, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural e Sustentável dará continuidade ao programa de Educação Ambiental nas escolas da Rede Pública, com palestras e atividades extracurriculares. “É importante que as crianças possam ter em mente o prejuízo que se tem das queimadas urbanas e que elas podem ser provocadas com uma simples brincadeira como a queima de fósforo. Muitas vezes um ato de inocência pode causar complicações, por isso é necessário que eles tenham em mente essa noção de perigo”, completa.

‘VG Segura’ – As parcerias entre a Prefeitura Municipal de Várzea Grande e o Corpo de Bombeiros não se restringem ao combate às queimadas. No programa ‘VG Segura’, os bombeiros formam brigadistas contra incêndios e primeiros socorros em órgãos públicos e grandes empresas. No âmbito municipal 200 servidores passaram pela capacitação. Atualmente, em cada escola ou creche, há um profissional formado pelo programa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia Também

Menu