Santa Casa recebe doação de ventiladores

0
13

Da Redação

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), por meio do Hospital Estadual Santa Casa, recebeu a doação de quatro ventiladores pulmonares da Energisa Mato Grosso. Nesta sexta-feira (25.09), durante a entrega dos equipamentos, estiveram presentes o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, e o diretor-presidente da empresa doadora, Riberto José Barbanera.

Em representação à gestão estadual, o secretário parabenizou a ação da iniciativa privada em colaborar com a saúde pública no combate à Covid-19 e enfatizou a importância da parceria no momento de pandemia mundial.

“Essa doação se soma a todo um acervo que já temos para melhorar a nossa infraestrutura. Uma iniciativa da Energisa que é digna de aplausos e que é muito importante para a população. Esses equipamentos vão ajudar a salvar muitas vidas”, avaliou.

A doação dos ventiladores pulmonares integra o “Movimento Energia do Bem” e é uma parceria entre o Grupo Energisa e a Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG). De acordo com os desenvolvedores, os equipamentos contam com tecnologia 100% nacional, são mais fáceis de manusear e têm custo reduzido em relação aos modelos semelhantes do mercado.

Além de Mato Grosso, receberão os aparelhos hospitais de Minas Gerais, Tocantins e Paraíba, em doações equivalentes a R$ 570 mil. “O grupo Energisa, que está presente em 11 estados, decidiu contribuir com as secretarias de saúde no combate à pandemia, que tem afligido a todos nós. Muito mais do que distribuir energia elétrica, nós entendemos que o nosso papel nesse momento é trazer uma contribuição efetiva à população”, explicou o diretor-presidente da Energisa Mato Grosso.

A diretora do Hospital Estadual Santa Casa, Patrícia Dourado Neves, também destacou a importância da doação dos equipamentos, que vão reforçar o enfrentamento à pandemia. Os ventiladores são uteis para o tratamento de diferentes pacientes, de crianças e adultos com até 220 kg, com todas as modalidades respiratórias.

Doações

Até o momento, o Estado de Mato Grosso recebeu cerca de 2 milhões de itens doados; o equivalente a aproximadamente 21 milhões em doações. Deste total, 23,7% foi viabilizado pelo setor público e 76,25% pela iniciativa privada.

As doações podem ser feitas por meio da conta especial criada no Banco do Brasil para o recebimento de valores: Agência 3834-2 e Conta Corrente 1.042.809-7. Já as empresas ou entidades que queiram doar materiais e insumos podem procurar a SES por meio do telefone (65) 3613-5387.

Mais informações sobre as doações já efetivadas podem ser acessadas no Painel Interativo da Covid-19, pelo link: http://www.saude.mt.gov.br/painelcovidmt/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui