Política

Senador de MT também defende voto impresso

Khayo Ribeiro

Gazeta Digital

O senador Jayme Campos (DEM) defendeu o voto impresso auditável apontando que o novo formato permitira uma maior “transparência” nas eleições. O apontamento do parlamentar foi feito após manifestantes realizarem ato em prol desta demanda em Cuiabá.

 

Segundo o senador, a impressão do voto seria uma forma de diluir qualquer eventual dúvida a respeito da votação, permitindo assim uma auditoria – caso necessário – com a finalidade de verificação do resultado da eleição.

Ao argumentar em defesa do voto impresso, o senador citou ataques de hackers que conseguem invadir contas bancárias para cometer crimes. Contudo, conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as urnas não ficam ligadas com qualquer tipo de dispositivo de internet, o que impediria o acesso de hackers pela rede.

“Tem milhões de brasileiros que questionam essa possibilidade de haver interferência. Até tem fundamento na medida que tem hackers hoje que sacam dinheiro das contas e fazem miséria com a capacidade tecnológica”, defendeu o senador.

“Por isso, eu disse e volto a repetir que sou favorável, porque vai aprimorar o sistema político do Brasil. A maioria dos países do mundo tem voto impresso, então por que só o Brasil não”, acrescentou.

Mesmo com defesa pública ao voto impresso, Jayme Campos admitiu que essa discussão deverá ser feita de forma ampla, com a participação do Congresso Nacional.

“Agora, é bom que se esclareça que esse é um assunto que terá um amplo debate. Já virou um cabo de guerra entre o presidente Bolsonaro com o presidente do TSE, o ministro Barroso”, declarou.

Manifestação

Conforme noticiado pela reportagem, lideranças ligadas à direita em Mato Grosso e apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) percorreram ruas de Cuiabá no último domingo (1) em prol do voto impresso.

O ato contou com cerca de 800 veículos e saiu da avenida Historiador Rubens de Mendonça, popularmente conhecida como avenida do CPA, e seguiu até a Praça 8 de Abril, em frente ao restaurante Choppão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia Também

Menu