Cidades

Smecel participa de Fórum Intersetorial de Acompanhamento dos Planos de Educação

Equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel) de Várzea Grande participou, nesta quinta-feira (25), da 2ª Reunião do Fórum Intersetorial de Acompanhamento dos Planos de Educação (Fiape-MT), com objetivo de debater temas como a retomada das atividades pós-pandemia, recuperação da aprendizagem e busca ativa escolar. O fórum é promovido pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPMT).

“O fórum é um parceiro no fortalecimento das ações dos planos municipais de educação e tem facilitado o trabalho conjunto das diferentes cidades em prol da coleta de dados e informações relevantes para a formulação das metas e estratégias do próximo plano”, explicou a subsecretária de Educação de Várzea Grande, Maria Alice de Barros.

Durante o encontro, Várzea Grande apresentou o resultado de algumas iniciativas que tiveram início após a pandemia, como a aplicação do material de educação socioemocional da Escola da Inteligência, que visa desenvolver a inteligência de forma ampla, promovendo a saúde emocional e a construção de relações saudáveis.


Sobre a recuperação do aprendizado, foram elencadas diferentes atividades de preparação para os profissionais da Educação e de reforço escolar para os estudantes. Um exemplo é a organização da Semana Pedagógica, voltada para orientação dos professores sobre as habilidades, com foco no processo de aquisição da linguagem nos anos iniciais. Também a realização de oficinas de Letramento e Raciocínio Lógico, como parte das atividades do Programa Escola em Tempo Ampliado (ETA).

“A smecel tem desenvolvido ações de acompanhamento e melhoria dos índices de aprendizagem apresentados na rede municipal, dentre os quais, podemos destacar a aquisição de uma variedade de materiais didáticos, assessoramento personalizado e a avaliação periódica do trabalho desenvolvido nas unidades de ensino”, completou a técnica em Educação, Edneia Domingas de Miranda.

Para o acompanhamento destas ações e avaliação dos resultados, a Smecel conta também com o apoio do Fórum Municipal de Educação, coordenado pela professora Vanilda de Carvalho Mendes.

Leia Também

Comentários