Agronegócio

Soja: Imea revisa para cima projeção de área plantada em MT

O plantio de soja em Mato Grosso na safra 2021/22 deverá totalizar 10,84 milhões de toneladas. O dado faz parte da quarta estimativa de intenção de plantio, divulgada nesta terça-feira, 3, pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Com o resultado, a projeção de área cultivada com soja no estado cresceu 0,27% em relação à estimativa anterior e está 3,59% na comparação com o resultado da temporada 2020/21.

Segundo o Imea, o novo aumento nesta estimativa de área com soja no estado deve-se à uma melhor clareza das expetativas por parte dos agentes regionais de mercado com aproximação da semeadura, além de fatores já apontados nos últimos relatórios, como: a disponibilidade de áreas favoráveis para a conversão em agricultura e os preços comercializados do grão em níveis elevados.


No que tange às regiões, o maior aumento ante ao relatório de jul/21 fica com a Nordeste (+1,02%), que deve atingir 2,04 milhões de hectares para a cultura da soja na safra 21/22. Com este aumento, a região deve crescer 5,40% em relação à safra 20/21, motivado pela disponibilidade de áreas favoráveis para a conversão na região. Além disso, a Noroeste do estado também ampliou sua estimativa ante à jul/21 (+0,75%), e deve crescer 3,96% em comparação ao ciclo anterior.

Com relação às produtividades, para a safra 21/22 serão mantidas as 57,52 sc/ha do relatório anterior, variação de 0,17% acima do observado na temporada 20/21.

Diante desse cenário, se confirmada a área a ser cultivada e a produtividade da soja no estado, a produção da oleaginosa pode ser elevada em 3,77% ante a última temporada, totalizando uma estimativa de 37,41 milhões de toneladas em Mato Grosso. (Agência Brasil)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia Também

Menu