Política

Taques homenageia Soares e lembra operação “às vésperas de eleição”

O ex-governador Pedro Taques lamentou na manhã desta quinta-feira (16), em suas redes sociais, a morte do ex-secretário de Estado de Saúde Luiz Soares, que atuou em sua gestão. A postagem, no entanto, teve tom de desabafo, onde defendeu o amigo e atacou o promotor de Justiça, Mauro Zaque de Jesus.

Taques rasgou elogios ao ex-secretário, a quem chamou de “político das antigas” e que “morreu pobre”. O ex-governador, em meio aos elogios, aproveitou para alfinetar adversários políticos, dizendo que Luiz Soares “não foi dono de grupo de comunicação, nem de fazendas adquiridas em negociações estranhas”.

Ele também relatou que esteve com o amigo na última semana e lembrou sobre a ação promovida por Mauro Zaque que resultou na Operação Catarata, deflagrada em 2018, pouco antes da eleição.

“Alguns diziam que ele era ‘chato’, porque usava roupas simples e os famosos tênis All Star e boné. Tive a honra de tê-lo como secretário de saúde e de privar de sua amizade. Junto com Ussiel Tavares e José Rosa, em ações diferentes, o defendi na famosa Ação Civil Pública movida pelo famoso promotor de Justiça, Mauro Zaque de Jesus, poucos dias antes das eleições de 2018, cujos detalhes serão relatados ao Poder Judiciário do nosso Estado no momento apropriado”, diz trecho da postagem.

A Operação Catarata foi deflagrada no dia 3 de setembro de 2018, um mês antes da eleição, onde Taques era candidato a tentar mais quatro anos de mandato e acabou derrotado por Mauro Mendes. A investigação foi promovida pelo promotor Mauro Zaque, através do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) e apurava supostas irregularidades nos contratos relativos a Caravana da Transformação.

O Ministério Público Estadual ofereceu, na ocasião, denúncia contra o Governo do Estado, contra o Fundo Estadual de Saúde, contra a Secretaria de Estado de Saúde e contra Luiz Soares, além de outros réus. O governador Pedro Taques atuou na defesa do ex-secretário, morto na madrugada desta quinta-feira.

Leia Também