Economia

Tempo para abrir empresa no Brasil cai de 5 dias para 1 dia no governo Bolsonaro

Abrir novas empresas no Brasil está cada vez mais rápido e eficiente. De acordo com o boletim do Mapa de Empresas divulgado pelo Ministério da Economia, quem deseja abrir uma nova empresa no país leva, em média, 1 dia e 2 horas (ou seja 26h). Isso representa uma queda de 8 horas em relação ao tempo que se levava no fim do ano passado.

Dessa forma, a maior agilidade na abertura de novos negócios no Brasil é resultado de políticas de gestão que foram implementadas desde 2019. A meta do governo federal é reduzir o tempo de abertura de novas empresas no país para menos de um dia, até o fim de 2022.


De acordo com o boletim divulgado também apontou que mais de 1,35 milhão de empresas foram abertas nos primeiros quatro meses deste ano. No mesmo período, quase 542 mil empresas foram fechadas em todo o país.

Nesse sentido, Tocantins foi o estado com o maior número proporcional de empresas abertas, seguido pelo Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Rio de Janeiro, Alagoas e Amapá registraram os menores índices no primeiro quadrimestre de 2022.

Leia Também