Vereador reivindica “vacinômetro” em Cuiabá

Da Redação

O vereador Dilemário Alencar (Podemos) apresentou Indicação Parlamentar ao prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB), solicitando que a prefeitura adote a ferramenta digital, denominada de “vacinômetro”, que pode permitir a qualquer pessoa acompanhar em tempo real o número de vacinados no município de Cuiabá.

Pela sugestão do parlamentar, o “vacinômetro” pode funcionar através do portal transparência da prefeitura ou através da criação de um aplicativo digital. Com isso, será possível que a população de Cuiabá possa acompanhar diretamente o andamento da operacionalização da campanha de vacinação contra a Covid-19.

“Certamente, a implantação desta ferramenta digital vai ajudar na transparência da campanha de vacinação, onde a população, segmentos organizados da sociedade e do meio político, vão poder acompanhar como está o desenvolvimento da vacinação em nossa cidade, com acesso a dados atualizados diariamente, por exemplo, o número de pessoas vacinadas, porcentagem do público-alvo já vacinado e o número de doses existentes no município, recebidas do governo federal ou adquiridas com recursos próprios”, defendeu o vereador Dilemário.

Estados como São Paulo, Piauí, e capitais como Salvador-BA, Porto Alegre-RS e Recife-PE, já adotaram o “vacinômetro” com sucesso. Nesses estados e capitais, os dados do “vacinômetro” são atualizados a cada hora, a partir da inserção de registros feitos pelos estabelecimentos de saúde que estão vacinando.