Educação

VG: Concurso de desenho e redação para estudantes aborda tema queimadas

 

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel), em parceria com o 2° Batalhão de Bombeiros Militar de Várzea Grande e a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, está promovendo o 1º Concurso de Desenho e Redação com o tema “Eu digo não às queimadas! Diga você também!”. O concurso terá como público alvo alunos das 28 unidades escolares contempladas com o Programa Escola em Tempo Ampliado (ETA).

A iniciativa visa despertar nos estudantes o interesse e conhecimento quanto à prevenção e combate à incêndios em terrenos urbanos, rurais e florestais; desenvolver consciência preventiva ambiental; contribuir para o processo de formação da cidadania, ao estimular o pensamento sobre o papel de cada indivíduo na sociedade; perceber os prejuízos que as queimadas trazem para a saúde; formar multiplicadores da preservação ambiental; proporcionar uma aprendizagem significativa sobre o tema; e despertar para a prática da leitura, escrita e habilidades artísticas.

A coordenadora do programa ETA, Samira Untar, explica que os trabalhos serão divididos em quatro categorias: Desenho para alunos do 2º e 3º ano; Desenho para alunos do 4º e 5º ano; Redação para alunos do 6º e 7º ano; e Redação para alunos do 8º e 9º ano.

As inscrições poderão ser feitas entre os dias 25 a 27 de agosto. As escolas deverão entregar os trabalhos na Coordenação do Programa ETA, em envelope lacrado e identificado com as fichas de inscrição assinadas e carimbadas.

No dia 11 de outubro será a divulgação dos trabalhos vencedores de cada categoria. No dia 15 de outubro será a entrega dos prêmios para os vencedores. Os alunos que conquistarem o primeiro lugar, de cada categoria, serão premiados com uma bicicleta. Os professores orientadores e os alunos finalistas dos três primeiros lugares, de cada categoria, receberão certificados.

Palestras

Entre os dias 09 a 18 de agosto o Corpo de Bombeiros realizou nas escolas a divulgação do concurso e palestras com o objetivo de despertar nos alunos o interesse pelo tema.

Os professores do Apoio à Aprendizagem ou Letramento vão trabalhar o tema com os alunos, incentivando o debate no ambiente escolar, bem como organizar e supervisionar a confecção dos trabalhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia Também

Menu